sábado, 19 de março de 2011

Bombons caseiros :)

Hoje é o dia do Pai!

O meu pequenito já entregou as prendinhas ao Papá dele :). E eu ontem resolvi meter mãos à obra e experimentar mais uns "brinquedinhos" que tinha comprado a semana passada, lembram-se? ver aqui

Eu escrevi, que consoante fosse experimentando as coisas que comprei, irei postando aqui o resultado. Pois ontem chegou a vez dos moldes de silicone para bombons.

Comprei uns corações e uns bonequitos (eu e a bonecada, tinha de ser):


Já tinha andado a namorar uns na Loja do Gato Preto, (iguais aos dos corações e exactamente o mesmo preço), mas acabei por comprar no Continente porque tinham mais variedade. Ainda ando com vontade de comprar os outros moldes... são todos tão giros!

Mas adiante, 1º tentei fazer tal e qual faço a minha cobertura "especial" de chocolate para bolos, pois sei que fica muito saboroso... Mas correu mal, os bombons não solidificavam. Quando solidificaram no congelador (após várias horas) e os retirei ficaram moles novamente... Portanto essa experiência foi para esquecer.

Depois tentei fazê-los (o chocolate pelo menos), tal como tinha cuscado na net e como vinha descrito na embalagem dos ditos cujos... e claro, dei-lhes o meu toque especial ;)


Ora cá estão os ingredientes:

  • 1 Tablete Chocolate preto para culinária (usei-a toda);
  • 1 Tablete Chocolate branco para culinária (usei menos de metade porque só eu gosto de chocolate branco)
  • Arroz tufado de chocolate do Lidl (são mais estaladiços que qualquer outra marca... eu já experimentei várias)
  • 1 Embalagem de pepitas caramelizadas Vahiné (não se pode dizer que seja propriamente barato, mas vale a pena pois são 125g, dá para montanhas de bombons, e dão um toque muito bom para quem gosta de chocolates com frutos secos).

A parte do chocolate segui à risca, não inventei, pois já tinha tido uma má experiência (mas é a errar que aprendemos).
Pus no microndas uma parte (mais de metade) do chocolate partido aos bocados, e ia tirando e mexendo (é preciso cuidado para não queimar o chocolate). Depois ia juntando o restante chocolate e mexendo que ele derretia também. Fiz isso com todo o chocolate preto e uma parte do chocolate branco.

Depois com uma colher de café fui enchendo os moldes e anternando chocolate preto com chocolate branco, ou frutos secos no meio, ou arroz tufado... Aqui é preciso ser um pouco paciente. No final bati os moldes na mesa para uniformizar o chocolate e pu-los no congelador. Na embalagem diziam 20 minutos, mas como gato escaldado tem medo, pus quase 1h.

Retirei do congelador, e o processo de retirar dos moldes é muito fácil, saem sem problemas. Imaginem que estão a tirar um comprimido (gigante) da embalagem... Carrega-se e bombom e ele sai com o desenho perfeito do molde.

Cá estão eles:




Cada embalagem dá 12 bombons. Aquele chocolate deu para 12 bombons em forma de coração mais 4 em forma de boneco.
Atenção que não utilizei o chocolate branco todo. No fundo cada tablete dá para 1 molde.

Estão lindos e saborosos (sim que eu já experimentei). Mais um miminho cá para casa ;)

12 comentários:

  1. Guidaaaaaaaaaa

    k lindos e k aspecto delicioso e k magnificos para eu por nas minhas caixinhas de ovos para oferecer!!!
    Vou imprimir a receita e vou fazer!!

    Já estou ansiosa, eheheh

    bj
    cris

    ResponderEliminar
  2. :) É muito simples de fazer e ficam muito bem. De certeza que vais proporcionar uma Páscoa muito doce. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. que máximo, até que enfim encontrei o que queria fazer para oferecer de prendinha de Natal, OBRIGADA!!!!

    ResponderEliminar
  4. Para evitar que os bombons fiquem baços e com um aspecto "suado" devemos fazer a temperagem do chocolate (um processo chato) ou utilizar chocolate fraccionado ao invés do chocolate para culinária que encontramos nos supermercados.

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe dizer-me onde podemos encontrar esse chocolate fraccionado (que não exige temperagem) em Portugal? Não encontro em lado nenhum...

    ResponderEliminar
  6. olá, eu compro nas lojas que vendem produtos e utensilios para pastelaria em pastilhas ou barra mas é muito caro!

    ResponderEliminar
  7. Eu comprei o Callebaut. Sabe dizer-me se precisa de tempera? Disseram-me que nao, mas queria ter a certeza

    ResponderEliminar
  8. Não conheço mas experimente, se da 1ª vez sair mal duma próxima faz a tempera,pelo k sei não é dificil,basta tirar o chocolate do recipiente de banho maria e mete-lo noutro com água fria e ir mexendo até ficar mais frio do que a sua pele,depois volta de novo ao banho maria para aquecer e fica pronto. Foi assim que me ensinaram.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde ,onde posso comprar estas forminhas ca em lisboa?
    nilvaniadiasaraujo@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde ,onde posso comprar estas forminhas ca em lisboa?
    nilvaniadiasaraujo@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Onde comprou as formas dos corações ? Queria igual, acho super fofa *-*
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Olá me ajudem.
    O chocolate culinário é o mesmo que o fracionado do Brasil?Queria fazer uns bombons porém não sei qual chocolate usar pq como não entendo dos chocolates de portugal não queria que meu bombons ficassem com gosto de chocolate gorduroso.Qual melhor chocolate para banhar os bombons?Desde já agradeço a ajuda.Por favor quem puder me ajudar enviando em meu e-mail.
    rosegasparassump@gmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)